Autores: Beatriz R. Pereira, Maria Leticia B. P. Nascimento
orgs: Vários
Ano: 2006
Série: Práticas de Solidariedade
Formato: 14 X 21 cm.
Miolo: 176 páginas
Acabamento: Brochura
A educação se apresenta como um instrumento simultâneo de inclusão e exclusão de um imenso contingente de crianças, adolescentes e jovens. Ao mesmo tempo em que se configura como direito, a manutenção de altos índices de evasão e repetência continua a produzir pessoas que não têm oportunidade de acesso a postos de trabalho, bens sociais mínimos e cidadania. Tanto do ponto de vista das políticas públicas, quanto das pesquisas, os processos de inclusão/exclusão têm sido abordados sob diferentes enfoques, dada a ambiguidade do tema.O grupo de pesquisadores reunido neste livro tem como inquietação situações de preconceito, pobreza, desigualdade, exclusão, considerando, contudo, que estas invocam a provisoriedade, pela própria historicidade do ser humano, e que caminham em pararelo a situações, por vezes muito tímidas, de equidade, acesso, conquistas, inclusão, que se configuram ao longo da história. Provenientes de três grandes áreas, a educação, a psicologia e a sociologia, reuniram-se em 2002, com o objetivo de aprofundar os estudos sobre as situações de inclusão ou exclusão, em princípio na educação de jovens e adultos, modalidade que abarca os excluídos do sistema escolar. Os artigos que constituem esse livro apresentam algumas das questões desafiadoras enfrentadas ao longo de três anos de pesquisa.