Pedagogia Social e Juventudes - Volume 12 Pedagogia Social e Juventudes - Volume 12
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Pedagogia Social e Juventudes - Volume 12

Código: 2784
por R$ 60,00
ou R$ 57,00 à vista

DISPONIBILIDADE IMEDIATA - LANÇAMENTO

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Descrição

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Autor(es): Vários

Organizadores : Francisco Evangelista, Elisângela Lambstein Franco de Moraes, Odair Marques da Silva e Denise Maria Reis

Formato: 16 x23cm

Miolo: 224 páginas  

Acabamento: Brochura

Ano: 2020

Editora Expressão e Arte

Isbn: 978.65.5833.003-5

Livro: Lançamento

 

Release:

A pedagogia social tem se manifestado como uma teoria geral da educação social. Enquanto teoria geral ela se dedica à sistematização de conhecimentos que lhe dão uma base epistemológica e interpretativa dos fenômenos ligados à educação, sobretudo no âmbito social, seja ela aplicada na área escolar ou fora da escola. Enquanto educação social, é uma ciência prática voltada a intervir sobre realidades, sobretudo
àquelas ligadas à dimensão social da educação como a formação à cidadania, à prevenção de situações de risco, ao reforço às condições de resiliência, à difusão de culturas de paz, gestão de conflitos, à difusão e aplicação dos princípios dos direitos humanos. Souza Neto, Silva e Moura (2011) já sinalizavam, na organização de “Pedagogia Social – Vol. 2 – Contribuições para uma teoria geral da educação social”, como “a ressignifi cação, levada a cabo no Volume 1 da Pedagogia Social, possibilitou classificar as diversas práticas alternativas à educação escolar em três domínios, segundo os
recursos cognitivos que ela mobiliza: sociocultural, sociopedagógico e sociopolítico”. A partir da defi nição desses domínios que foram amplamente debatidos nos diversos Congressos Internacionais de Pedagogia Social brasileiros, os autores confirmam como tal posicionamento passa a orientar, simultaneamente, a formação, a pesquisa e o campo de trabalho da educação social, constituindo-se em um corte epistemológico capaz de dialogar sem confl itos com a educação escolar e, ao mesmo tempo, resolvendo
a ambiguidade em relação ao conceito educação não formal. A partir do momento em que assumimos a concepção acima, a Pedagogia Social não se confunde injustamente com uma pedagogia para os pobres e desamparados. Esse seria o risco de assumirmos uma classifi cação entre educação formal e educação
não formal: de acreditar que a formal seja para a boa pedagogia e a não formal para os que não tenham a possibilidade de estudar em boas escolas e fi cariam na dependência da assistência social. A partir desse balizamento epistemológico ela se define como uma pedagogia para os seres humanos: onde houver um ser humano, seja ele na escola, nas classes abastadas, em situações de risco e vulnerabilidade, existe um espaço de atuação para a dimensão social da educação. Aliás, no mundo em que vivemos perguntamo-nos sempre o porquê de a Pedagogia Social ser tão desenvolvida em sociedades tão abastadas como a Finlândia, a Alemanha, a Espanha, Portugal, Itália. A Universidade Pontifícia Salesiana de Roma hoje tem nada menos de 300 alunos inscritos no Programa de Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Pedagogia Social. Talvez essa demanda pela Pedagogia Social em países desenvolvidos querem nos alertar para a ideia de que os seres humanos precisam aprender a se relacionar culturalmente, politicamente e pedagogicamente como seres em crescimento, independentemente da sua condição social. 

PedagogiaSocialJuventudesXII.
Podemos fazer duas ótimas releituras ao longo do tempo. Uma de Dom Bosco,
no século XIX, e outra de Paulo Freire no século XX. Dom Bosco viveu em um período
particularmente caracterizado pela revolução industrial. Muitos eram os jovens
abandonados à própria sorte e explorados por patrões perversos. É certo que Dom
Bosco nunca ouviu falar em “pedagogia social”, mas nós podemos fazer uma releitura
histórica de sua prática pedagógica, identificando não com muita dificuldade, princípios
pedagógicos que hoje inspiram a educação social.


Roma, 10 de maio de 2020.
Prof. Dr. Geraldo Caliman
Coordenador da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade
Universidade Católica de Brasília
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